Não faça como muitas pessoas que por desinformação, acabam abandonando sem nenhuma razão cientifica os seus animais de estimação. .
Nesses últimos dias, foi divulgado na mídia, o caso de cachorro testado positivo para o novo coronavírus e levantou dúvidas, MAS NÃO HÁ evidências científicas de que seja possível infecção. .
Porém, veterinários acham pouco provável que animais domésticos contraiam o vírus sem que ele sofra uma mutação considerável. .
Segundo o comitê científico e de saúde única da WSAVA (Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais ) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há evidências de que animais de estimação (cães e gatos), possam ser infectados pelo novo coronavírus ou transmitir a covid-19 (doença provocada pelo vírus). .
A professora Helena Lage, da FZEA-USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo), explica que os vírus pertencentes à família coronavírus, normalmente, são limitados quanto à espécie em que circulam. Segundo ela, o novo coronavírus precisaria de uma adaptação proteica para se ligar à célula de um hospedeiro diferente. .
Apesar da falta de evidências que comprove a contaminação de animais pelo novo coronavírus, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), recomenda que pessoas com covid-19 não fiquem perto de animais, até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus. .
Outro ponto importante é que a colonização ocorre quando o vírus entra em contato e permanece no local durante seu período ativo — que no caso do covid-19 é de nove dias. .
Isso significa que uma pessoa doente pode repassar o vírus para a pelagem de um animal e que outra pessoa que tiver contato com esse animal pode se infectar – neste caso, o risco é igual ao de contaminação por contato com qualquer outro objeto, como a tela de um smartphone, por exemplo. Da mesma forma que não se considera que o telefone transmita o vírus, não se pode dizer que foi o animal que o transmitiu. .
Fontes: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/23152/associacao-mundial-de-clinicos-veterinarios-de-pequenos-animais/
https://gauchazh.clicrbs.
VOCÊ SABIA?
Conforme a resolução nº 400/2016 nos casos de atraso ou cancelamento de voo, o passageiro que comparecer para embarque, tem direito à assistência material.
A assistência será oferecida de forma gradual pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso do voo.
A partir de 1 hora: Comunicação (internet, telefonemas)
A partir de 2 horas: Alimentação (voucher, lanches, bebidas)
A partir de 4 horas: Hospedagem ou acomodação (caso necessário) e translado até o local da acomodação.
Caso prefira ser atendido por WhatsApp, basta clicar neste link